segunda-feira, janeiro 19, 2009

Não te amo mais. Adeus.

Esse final de semana foi daqueles de me virar de cabeça para baixo. Eu teria até arrancado a cueca pela cabeça, se eu usasse cuecas.

Já na sexta-feira engasguei-me com o clima de velório reinante em meu relacionamento, que alternava momentos de ‘meu chuchu, meu buzunguinho’ com uma guerra-fria de fazer inveja na União Soviética e nos EUA. Quando coloquei para fora aquela dor numa automanobra de Heimlich desesperada, tudo que saiu foi um duro e seco: ‘Não sei se ainda gosto de você’, acidentalmente inspirado em Alice Ayres, de Closer. E quando o amor acabou eu sentei calmamente à meia luz e li uma Vogue, porque eu sofro, mas sou uma diva acima de tudo.

‘Sente dor, mas não chora. Sabe que o amor tem hora pra chegar e pra partir... ’

Ainda na sexta, resolvi afogar as mágoas. Barzinho agradável, ombro-amigo a postos para qualquer eventualidade e uma banda de samba e MPB que era pra ser de jazz. Mas tudo bem, vamos de samba e MPB (nessa hora rezei em silêncio, pedindo para que escolhessem músicas que não falassem de amor). E a banda, alheia à minha situação, já começa com:

‘Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às seis horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã... ’

Engulo em seco e acendo outro cigarro. O garçom me olha com cara de misericórdia e eu aceno que quero outro chope. Ele atende prontamente. E começa ‘a circular o expresso 2222 que parte direto de Bonsucesso pra depois... ’. Parecia que a banda estava pegando o espírito da coisa. Parecia que EU estava pegando o espírito da coisa, estava começando a sorrir, falar besteira e fazer amizades de infância na fila do banheiro.

A conversa estava animada, eu estava me sacudindo na cadeira e o garçom parecia especialmente obstinado a me embebedar naquela noite. Ingênua, mal sabia o que me esperava. Uma long neck, cinco chopes, nove cigarros e uma tábua de frios depois, quando voltava da minha quarta ida ao banheiro (cerveja é diurético, ok?) percebi que havia algo errado. Eu reconhecia aqueles primeiros acordes que doíam na alma. Parecia que o chão estava se abrindo à minha volta e não era só porque eu estava um pouco bêbada. Caminhei até minha mesa com o mínimo de coordenação motora que me restava e agarrei minha bolsa com força, sob protestos da minha amiga e dos agregados que chegaram depois. Despedi-me, ou pelo menos creio que o fiz, e saí tropeçando nas mesas pelo caminho, enquanto o vocalista da banda cravava mais fundo nas minhas costas o punhal da dor de cotovelo...

‘Passas em exposição. Passas sem ver seu vigia, catando a poesia que entornas no chão... ’

7 comentários:

  1. Como disse no meio de comunicação mais rápido do nosso planeta, gostei muito dos teus textos. Queria ter dom que você tem para escrever tudo tão abertamente =]

    Boa sorte nesse bom ano que vai ser 2009 =)

    ResponderExcluir
  2. Na pior das hipóteses, tu tem a mim. Enquanto eu sobreviver.

    No mais, sijoga :*

    ResponderExcluir
  3. vai, pelo menos deu pra ficar um pouco alta (ou de média estatura).
    na pior das hipoteses vc tem a rose! haha
    se ficar pior q isso, a gente faz o combinado: uma clinica de estetica e um gringo poligamico e bissexual.
    de resto, é resto. relaxa e goza, quem faz sentido é soldado.
    mas se quiser, na mega-pior-mais-que-ruim das hipoteses, eu estarei em petro essa semana, com mto algodão doce e cerveja.
    e com saudade tb.

    ResponderExcluir
  4. Joh, o dia que eu tiver a capacidade de contar uma saga minha num boteco, com toda essa sutileza e classe, me aposento feliz.

    Quero um livro autografado, ok?

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o amiguinho aqui de cima. Eu nem ao menos lembraria, no seu lugar. Até porque teria wallowed in as músicas-faca-nas-costas e bebido mais.

    Eu nem sei o que dizer, na boa, sigo tua saga ha muito tempo e tu segues a minha (tu?).
    anfan.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Como disse no meio de comunicação mais rápido do nosso planeta, gostei muito dos teus textos. Queria ter dom que você tem para escrever tudo tão abertamente =] [2]

    Cara,eu sou sua fã :O

    ResponderExcluir

Desembucha...