quarta-feira, janeiro 14, 2009

Mea culpa

Conhece alguém que exige que as coisas sejam feitas exatamente à sua maneira? Que tem um surto psicótico quando algum detalhe sai diferente do que foi planejado? Que se atreve a dar pitaco até no seu corte de cabelo e nas suas amizades? Que não suporta que você tenha vida própria, longe de seus olhos inquisidores? Minhas condolências, você conhece um control freak.

E se você conhece alguém assim e também conhece a esta que vos escreve, então sinto duplamente: você conhece dois control freaks. Eu sei que isso é vergonhoso e totalmente inaceitável, além de muito, muito feio. Mas a sensação de poder ao estar no controle é tão... inebriante. Você acaba sucumbindo ao hábito e quando percebe não está apenas controlando seu espaço, seu trabalho e aqueles poucos infelizes que se encontram próximos a você. Logo começa a escolher com que roupa sua amiga vai sair, com quem o pobre diabo do seu namorado pode e não pode falar e até os lugares que você prefere que os outros frequentem, delicadamente indicados por você, claro.

Geralmente a mania patológica de controlar tudo à sua volta não tem maiores consequências, especialmente quando confundida com TPM ou crise de pelanca, no caso das ameaças ambulantes do sexo feminino. Porém, existem aqueles momentos de completa ausência de bom senso em que você pode chegar a extremos, como por exemplo, escanear o histórico de ligações do celular alheio (não me refiro a ciúmes) e até levantar a ficha da rede social de alguém (também não me refiro exclusivamente a Orkut e afins). Você percebe, a esta altura já ciente e em processo de negação de seu distúrbio comportamental, que está se utilizando de meios pouco ortodoxos na tentativa, nem sempre frustrada, mas sempre frustrante, de manipular tudo que acontece ao seu redor. Ao menor sinal de falha, sua reação super adulta e bem resolvida é ficar com um bico do tamanho da pedra da Gávea e fazer birra com o mundo por, vejamos... duas horas no máximo.

Todo mundo tem alguma desordem de personalidade hoje em dia. Quando não tem, inventa. Seja para estar na moda ou para ter uma desculpa sempre na ponta da língua para aquela cagada miserável que cometeu. Não desmerecendo aqueles que realmente são pancadas das idéias, mas é tão mais fácil dizer ‘Eu sou bipolar’ do que ‘Não tô com saco pra ouvir sua voz hoje, some.’ Ou ainda ‘Eu tenho depressão’ ao invés de ‘Não quero trabalhar, não gosto de banho e definitivamente não vou pentear o cabelo.’ Talvez se deva ao fato da segunda opção, em ambos os casos, não ser socialmente aceitável. Mas peguem leve comigo, decidi já há algum tempo, em nome da minha sanidade mental, que me alforriaria de minha própria esquisitice. Não quero escolher mais nem sabor de sorvete. Só por hoje...

10 comentários:

  1. mas bah, virei fã... eheehahea, já te linkei mais do que certamente. Muito bom o texto e sim, conheço vários Control Freaks, eu QUASE sou um, mas em geral consigo me controlar.

    E se existe control freak é pq existe quem gosta de ser controlado, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  2. Vem tentando me controlar que te baixo o cacete. Se vier de espartilho e chicote, pode ser que eu apaixone. As duas opções são deveras arriscadas =P

    ResponderExcluir
  3. ahuehuaeh ja fez uso do strike..
    "Não desmerecendo aqueles que realmente são pancadas das idéias"........... como assim Joice? Você é pancadinha xDD
    To brincando, acho que você é mais verdadeira, realista e normal do que quase todos que conheço (o que faz de você louca...?)

    ai ai

    ResponderExcluir
  4. Daniel, obrigada. E pobres daqueles que gostam de ser controlados =x
    Rose, não me baixa o cacete que EU posso me apaixonar, isso sim é deveras arriscado.
    Dan, vou usar strike agora até me dar náuseas.
    Mendoka, você já comentou ahuhauhuahua

    ResponderExcluir
  5. Aí que você se engana, CO-LÉ-GA!
    Eu ANUNCIEI meu silêncio. Num comentei nada deste texto que fala sobre as suas atitudes rígidas perante pobres mortais, os quais não escolheram ser seus amigos/amantes/co-lé-gas/afins...
    Num falei que achei esse texto de ótima escrita, porém me fez ver um lado seu que eu não esperava ver e...
    Droga, to comentando! Jogo sujo, você merece pagar por isso, mocinha!! Ò_Ó

    OW MÃE!
    Peraí... Cê vai ver...

    ResponderExcluir
  6. Isso é falta de porrada quando era crianca rs

    ResponderExcluir
  7. Cotó nunca aparece, quando aparece é pra ser cretino. Adoro (L)

    ResponderExcluir
  8. só vc pra me fazer rir a essa hora...
    E o q q tem ser control freak? super apoio essa ideia. Afinal, quem, de fato, nunca invadiu a privacidade alheia?
    Alias, ja cheguei a pensar a procurar algum "não-exatamente-mulheres que amam demais" e pedir ajuda haha =*

    ResponderExcluir
  9. Essa farmácia é famosa, já participou de várias novelas e séries da Globo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Desembucha...